O estímulo ao desenvolvimento intelectual dos alunos com base na didática do desenvolvimento.

Autores

Palavras-chave:

processo de ensino-aprendizagem, metacognição, métodos ativos, desenvolvimento intelectual

Resumo

A concepção atual dos modelos pedagógicos está centrada em concepções integradoras, com uma organização desenvolvimentista do processo de ensino-aprendizagem, que privilegia as estratégias didáticas do professor e as tarefas de aprendizagem que ele elabora, as quais constituem elementos fundamentais de seu trabalho diário, uma vez que lhe permitem, se tiverem sido bem selecionadas, dirigir eficientemente o processo de ensino[1]aprendizagem dos conceitos e o desenvolvimento das habilidades das disciplinas que leciona. Por outro lado, as demandas atuais das escolas exigem novos desafios no sentido de encontrar diferentes formas de ensinar e aprender e, sobretudo, revelar aos alunos os procedimentos que lhes permitam aprender a aprender, para que tomem consciência de seus próprios processos de aprendizagem e avaliação (metacognição). Portanto, o objetivo deste artigo é oferecer ao professor algumas ideias didáticas e metodológicas baseadas em métodos, procedimentos, técnicas, formas de organização, atividades curriculares e complementares de aprendizagem, para a gestão adequada do processo de ensino-aprendizagem desenvolvimental. A metodologia utilizada centrou-se, em primeiro lugar, em um estudo documental sobre a estimulação do desenvolvimento intelectual do aluno com base na didática desenvolvimentista e, em seguida, nos resultados das observações em sala de aula e nas atividades de ensino, foram consideradas as experiências pedagógicas dos autores da pesquisa como professores do ensino superior, o que levou à conclusão de que o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula contemporânea precisa ser atualizado para métodos produtivos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Addine Fernández, F. (2020). Didáctica. Teoría y Práctica. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Bruer, J. T. (1995). Escuelas para pensar. Una ciencia del aprendizaje en el aula. Barcelona: Editorial Paidós.

Blog Neuros Center. (2022). ¿Qué es el aprendizaje? Recuperado de https://neuroscenter.com/blog/el-aprendizaje/

Blog Tekman. (2017). Taxonomía de Bloom: ¿qué es y en qué consiste? Recuperado de https://www.tekmaneducation.com/taxonomia-de-bloom/

Casasola Rivera, W. (2020). El papel de la didáctica en los procesos de enseñanza y aprendizaje universitarios. Revista Comunicación, 29(1). http://dx.doi.org/10.18845/rc.v29i1.5258

CEF Tenerife. (2015). La taxonomía de Bloom, una herramienta imprescindible para enseñar y aprender. Recuperado de https://www3.gobiernodecanarias.org/medusa/edublog/cprofesteneri-fesur/2015/12/03/la-taxonomia-de-bloom-una-herramienta-imprescindible-para-ensenar-y-aprender/

Chehaybar y Kuri, E. (2012). Técnicas para el aprendizaje grupal. Para grupos numerosos. Ciudad Universitaria, México: Universidad Autónoma de México, Centro de Investigación y Servicios Educativos.

Danilov, N. A., & Skatkin, M. N. (1980). Didáctica de la escuela media. La Habana: Editorial de Libros para la Educación.

Ecured. (2020). Didáctica desarrolladora. Recuperado de https://www.ecured.cu/Did%C3%A1ctica_desarrolladora

Klingberg, L. (1985). Introducción a la Didáctica General. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Martí, J. (1963). Obras Completas. Tomo 19. La Habana: Editorial Nacional de Cuba.

Matos Columbié, C. (2005). El taller. Una alternativa didáctica para la estimulación del desarrollo intelectual de los estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje del 6to grado de la Educación Primaria. La Habana: ICCP. [Documento en digital].

Matos Columbié, C., et al. (2018). Sugerencias didáctico-metodológicas para fortalecer el proceso de enseñanza-aprendizaje desarrollador en el sexto grado de la Educación Primaria. La Habana: Editorial Pueblo y Educación. ISBN 978-959-13-3596-8.

López de la Teja, L. J., Sarría Stuart, Á., & Fernández Álvarez, D. (2016). Las invariantes de contenido en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los sistemas de gestión de bases de datos de la educación preuniversitaria. Revista Conrado, 12(56), Septiembre-Diciembre. Universidad de Cienfuegos. ISSN: 1990-8644.

Savin, N. V. (1982). Pedagogía. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Silvestre Oramas, M., & Zilberstein Toruncha, J. (2016). Hacia una didáctica desarrolladora. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Torres Fernández, P. (2023). Serie de post Didáctica de la Enseñanza Desarrolladora. Recuperado de https://es.scribd.com/document/653026511/Cuba-Ensenanza-Desarrolladora-No-0

UNIR. (2022). Tipos de aprendizaje: ¿Cuáles son y cómo trabajarlos en el aula? Recuperado de https://ecuador.unir.net/actualidad-unir/tipos-de-aprendizaje/

Publicado

2024-03-01

Como Citar

Matos Columbié, C., Matos Columbié, Z. de la C., & Pastrana Corral, S. A. (2024). O estímulo ao desenvolvimento intelectual dos alunos com base na didática do desenvolvimento. Iberoamerican Journal of Health and Social Research, 2(1), 26–35. Recuperado de https://iberoamericanjournal.unison.mx/index.php/ijhsr/article/view/7

Edição

Seção

Artículos

Métricas