A Atualidade da Política Econômica na Educação no México Após a Pandemia

Autores

Palavras-chave:

política económica, educação, recursos, crescimento, evolução

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a atual política econômica no âmbito da educação após a pandemia. Esta política consiste no conjunto de diretrizes que regulam e orientam o processo econômico do país relacionado à educação. Os recursos atribuídos às diversas instituições, alunos, professores, entre outros, influenciam a eficiência e a qualidade da educação no país, impactando outras áreas também. O método utilizado é o estudo documental, que facilitou a recolha de informações por meio de pesquisa em diversas referências bibliográficas sobre a economia voltada para a esfera educacional na fase atual, pós-pandemia. Investir na educação é uma das maneiras mais eficazes de promover o crescimento e desenvolvimento, já que a política econômica exerce um impacto significativo na educação, podendo influenciar vários aspectos, como qualidade e acessibilidade. Os resultados obtidos mostraram que há uma ênfase maior no financiamento da educação no México atualmente, porém, não é suficiente para cobrir as necessidades básicas da infraestrutura educativa do país, nem permite a implementação de novos projetos educativos inovadores. Como base nas informaçoes obtidas, o México possui uma bases educacional sólida, mas necessita de mudanças financeiras para criar e desenvolver projetos futuros de acordo com os modelos curriculares estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Banco Mundial. (2023). Panorama general. Recuperado de https://www.bancomundial.org/es/topic/education/overview

CEFP. (2019). Presupuesto en Educación Básica 2015-2020 y Resultados de México en la Prueba PISA 2018. Recuperado de https://www.cefp.gob.mx/publicaciones/nota/2019/notacefp0722019.pdf

CEPAL. (s.f.). Educación. Recuperado de https://www.cepal.org/es/subtemas/educacion#

Ciep, E. (2021). Implicaciones del Paquete económico 2022. Recuperado de https://paqueteeconomico.ciep.mx/wp-content/uploads/2021/09/Implicaciones-del-Paquete-Economico-2022.pdf

Data México. (s.f.). Escuelas de Educación Superior. Recuperado de https://www.economia.gob.mx/datamexico/es/profile/industry/colleges-universities-and-professional-schools#:~:text=acerca%20de%20escuelas%20de%20educaci%c3%b3n%20superior&text=en%20el%20primer%20trimestre%20de,superior%20registr%c3%b3%207%2c667%20unidades%20econ%c3%b3micas

Expósito, L. P., Álvarez, M. E. T., Garza, S. J., López, F. M., & Flores, G. B. N. (2022). La mejora continua de la educación. Recuperado de https://www.mejoredu.gob.mx/images/publicaciones/principios.pdf

Garduño, V. (2019, enero 22). Presupuesto de educación 2019: la fuerza de la opinión pública. INEE. Recuperado de https://www.inee.edu.mx/presupuesto-de-educacion-2019-la-fuerza-de-la-opinion-publica/

Gobierno de México. (2022). Educación en movimiento. Recuperado de https://www.mejoredu.gob.mx/images/publicaciones/boletin-3/boletin-1-2022.pdf

Gobierno de México. (2019). Análisis del ejercicio del presupuesto de egresos educación. Recuperado de https://www.cuentapublica.hacienda.gob.mx/work/models/CP/2019/tomo/III/Print.R11.03.AEPE.pdf

Guerrero, A. L. (2022, agosto 29). Ciclo escolar 2022 - 2023: Hacia la recuperación de la pérdida de aprendizaje. CIEP. Recuperado de https://ciep.mx/ciclo-escolar-2022-2023-hacia-la-recuperacion-de-la-perdida-de-aprendizaje/

Hermida Rosales, C. H. (2022, 26 octubre). Educación superior en México es privilegio de pocos: Guillermo Cruz. Universo - Sistema de noticias de la UV. Recuperado de https://www.uv.mx/prensa/eventos/educacion-superior-en-mexico-es-privilegio-de-pocos-guillermo-cruz/

IMCO. (2022, 13 de septiembre). Recursos para la educación en México. Recuperado de https://imco.org.mx/recursos-para-la-educacion-en-mexico

INEE. (2019). Presupuesto de Educación 2019: La fuerza de la opinión pública. Recuperado de https://www.inee.edu.mx/presupuesto-de-educacion-2019-la-fuerza-de-la-opinion-publica/

Méndez, J. M. (s.f.). La política educativa de México desde una perspectiva regional. Recuperado de https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/sites/default/files/archivos/lapoliticaeducativaregional.pdf

Navarro, M. A. (2019). La educación actual en México. Propuestas para su desarrollo. Recuperado de https://comisiones.senado.gob.mx/educacion/docs/jdome/manw.pdf

Patiño, D. (2022). El gasto en educación de México toca su peor nivel en 12 años. Expansión. Recuperado de https://expansion.mx/economia/2022/01/27/gasto-educacion-de-mexico-toca-peor-nivel-en-12-anos

Rojas, G. (2022). Presupuesto educativo federal 2023: ¿cómo será el telón de fondo? Mexicanos primero Sinaloa. Recuperado de https://mexicanosprimerosinaloa.org/opinion/presupuesto-educativo-federal-2023-como-sera-el-telon-de-fondo/

Ruiz, F. (2023). ¿Qué propone el gobierno en educación en 2024? El Financiero. Recuperado de https://www.elfinanciero.com.mx/opinion/mexicanos-primero/2023/09/21/que-propone-el-gobierno-en-educacion-en-2024

Saldívar, B. (2022, 8 de agosto). El gasto en educación, con una caída de 10.1% en la primera mitad del 2022. El Economista. Recuperado de https://www.eleconomista.com.mx/politica/El-gasto-en-educacion-con-una-caida-de-10.1-20220830-0002.html

Trucco, D. (2014). Educación y desigualdad en América Latina. CEPAL.

UNESCO. (s/f.). Financiamiento educativo. SITEAL. Recuperado de https://siteal.iiep.unesco.org/eje/financiamiento#:~:text=El%20financiamiento%20de%20los%20centros,rubros%20como%20bienes%20y%20servicios

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Monteverde Murrieta, M. Z., Pérez Romo, P., & Hans Hagelsieb, F. (2023). A Atualidade da Política Econômica na Educação no México Após a Pandemia. Iberoamerican Journal of Health and Social Research, 1(1), 21–33. Recuperado de https://iberoamericanjournal.unison.mx/index.php/ijhsr/article/view/3

Edição

Seção

Artículos

Métricas